No primeiro ano de gestão, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma expansão histórica da rede municipal, com ampliação da Educação Infantil, fortalecimento da inclusão e investimentos estruturantes na qualidade pedagógica e na valorização dos profissionais.
A ampliação, reforma e aquisição de unidades garantiram mais vagas para crianças de 0 a 5 anos, com destaque para a aquisição da sede da Escola Municipal Lourdes Lúcio Tambelini, a ampliação e reforma da Escola Municipal Judite Costa Furtado e a aquisição do CEIM Marieta Teixeira, reduzindo significativamente a fila por vagas em creches.
Na rede de ensino, foram ampliadas as aulas de Educação Física na Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, e implantadas aulas de Língua Inglesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Também será implantado o Ensino em Tempo Integral no Colégio Municipal Professor Olímpio II, que funcionará no Unicerp, O acesso e a permanência escolar também foram fortalecidos com a criação do Prouni Municipal, ampliando oportunidades de ingresso no ensino superior para estudantes da rede pública.
A valorização dos profissionais foi marcada pela realização de concursos e processos seletivos, com mais de 200 novos servidores empossados, reestruturação das carreiras da Educação e construção de um novo Plano de Cargos e Carreiras, incluindo a criação do cargo de Agente de Apoio Escolar.
Na educação inclusiva, a gestão criou o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), implantou o Núcleo de Apoio Pedagógico do Ensino Fundamental II, reestruturou a Educação Especial e fortaleceu o atendimento às crianças com TEA, com a parceria para a inauguração do TEAcolher.
A Secretaria também investiu na qualidade pedagógica, com a execução do programa Educação Infantil em Ação – 2025, adesão ao Pacto pela Alfabetização, em parceria com o Instituto Raiar, e participação em programas nacionais como o CNCA e o CONAQUEI. Projetos como o Ubuntu, o Jovens Mineiros Sustentáveis e o Bosque do Amanhã reforçaram o compromisso com educação, cultura e sustentabilidade.
Com planejamento estratégico, elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância e modernização da gestão, o Governo Municipal reafirma seu compromisso com uma educação pública, inclusiva e transformadora, consolidando um novo tempo para todos.